Para competir no mundo de hoje é necessário identificar estratégias ou modelos de negócios alternativos e viáveis que forneçam valor ao cliente.
Um processo de planejamento estratégico é o pensamento estratégico em ação e para ampliar formas diferentes e melhores para a empresa competir, fornecer valor ao cliente e crescer, os gestores podem explorar cinco abordagens:
-Diferenciar-se com sucesso.
O importante é diferenciar-se com sucesso de uma maneira difícil de os concorrentes imitarem. Diferencia-se significa jogar um jogo diferente ou jogar o mesmo jogo de forma diferente, de modo que, espera-se, apenas sua empresa possa vencer.
-Imitar empreendedores.
Ter habilidade para enxergar oportunidades e exigência de qualidede e eficiência para encontrar um jeito melhor, mais rápido, e mais barato. Os empreendedores se entusiasmam com a geração de valor e tentam constantemente encontrar maneiras de criar e fornecer valor na perspectiva do cliente. O importante é identificar, satisfazer e exceder as necessidades do cliente. O pensamento estratégico se preocupa não apenas em como ser diferente, mas também em identificar possibilidades de gerar valor para o cliente.
-Encontrar novas oportunidades.
Envolve reexaminar constantemente o modelo do negócio com uma série de perguntas:
- existe uma maneira melhor de gerar receitas?
- essa empresa tem um mecanismo para gerar idéias e propostas úteis o tempo todo?
- que outro tipo de cliente poderia se beneficiar de nossos produtos, mesmo que usados de maneira diferente?
- que outros produtos ou serviços auxiliares poderíamos produzir para os mesmos clientes?
- que outros produtos poderíamos fabricar para quaisquer clientes utilizando as habilidades, técnicas, tecnologias e know-how que possuímos?
- existe uma maneira de reinventar nosso modelo de negócio para nos dar vantagem competitiva?
- que necessidades não atendidas as pessoas ou empresas têm que nós poderíamos satisfazer, mesmo que isso signifique adquirir know-how e experiência?
- em que setores de maior crescimento atualmente e num futuro previsível poderíamos entrar?
-Orientar-se para o futuro.
Princípios do aprendizado, que nunca termina, em planejamento de cenários :
- os cenários têm valor quando informam os gestores e os influenciam na tomada de decisão e precisam ser relevantes às questões-chave.
- apenas agregam aos gestores que os utilizam para formular sistematicamente questões sobre o presente e o futuro.
- a ênfase precisa estar em identificar, desafiar e refinar a substância da mente e do conhecimento dos gerentes.
- as projeções alternativas sobre algum futuro podem desafiar os atuais modelos mentais.
- eles geram indicadores que permitem aos gestores rastrear como o futuro está evoluindo.
-Adotar uma atitude colaborativa.
A complexidade da mudança e a necessidade de competir de modo mais eficaz ou diferente levaram as empresas a considerar várias outras oportunidades e maneiras de crescer e competir , que são colaborativas em diversos níveis, até mesmo com concorrentes.
Concluindo é importante ter consciência de que o pensamento estratégico nunca acaba!
Claro que na teoria tudo parece simples e fácil, mas e na prática como você vêm inovando, criando e traçando as estratégias da sua empresa? Escreva aqui a sua experiência.
Fonte:Revista HSM Management baseado no livro Strategic Planning: A Pratical Guide for Competitive Success de Stan Abraham
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