sábado, 21 de junho de 2008

Inovação


A alguns dias li no Blog da Luisa Mendes, Editora da Revista Exame PME o texto abaixo, que me fez refletir sobre inovação:

"O enigma da gravidade e o condicionador de ponta-cabeça
Luisa Mendes
Há algum tempo me intriga por que, de uma hora para outra, o mercado de xampus foi inundado com embalagens de condicionador invertidas, em que a tampa fica na parte de baixo. Como consumidora, achei estranho: por que só o condicionador? O xampu continua na posição normal. Descobri que mais gente não entendeu. Um empreendedor me disse que achava que era por puro marketing. E um engenheiro que está se especializando em substâncias viscosas disse que é para facilitar a saída do produto, com a ajuda da gravidade. Para mim, uma grande consumidora de condicionadores (vejam meu cabelo comprido), se for por essa razão, essas empresas estão atacando o não-problema. Sempre tirei o restinho do fundo colocando um pouquinho de água.
Quem teve uma idéia inovadora nesse mercado foi o empreendedor paulista Sérgio Driuzzo. Durante 25 anos, ele acumulou experiência como executivo da Coper, dona do Neutrox, um dos cremes para cabelos mais consumidos no país. Em 2006, largou o emprego e criou a Swiss Cosméticos. Driuzzo achava que, se conseguisse desenvolver uma embalagem que tomasse pouco espaço, as principais redes de varejo se interessariam pela novidade. Uma das lógicas desse canal de distribuição é ocupar as prateleiras da melhor forma possível.Então ele lançou uma linha que junta xampu e condicionador num único frasco, com compartimento próprio para cada um. Dessa maneira, o conjunto ocupa em média 30% menos espaço do que os produtos em frascos separados, vendidos pelos seus principais concorrentes. O produto foi parar em redes como Wal-Mart, Lojas Americanas, Drogasil e Drogaria São Paulo.
Quem vocês acham que inovou mais? As multinacionais de cosméticos com o condicionador que planta bananeira ou o pequeno empresário? Vocês tinham problemas com a ação da força gravitacional na viscosidade da embalagem anterior? Os problemas acabaram? Clique em "Comente", abaixo, para dar sua opinião.

Publicado em 13/06/2008 - 10:13

Fonte Blog da Exame PME http://portalexame.abril.com.br/blogs/pme/listar1.shtml "

Eu achei essa inovação genial, já fiquei com vontade de comprar esse xampoo para levar na viagem, mas fiquei pensando que fala-se muito que todo foco da mudança e da inovação deve ser o cliente, nesse caso qual o cliente é mais importante, o grande varejista ou o usuário final? O que você acha?

Nenhum comentário: