sexta-feira, 22 de maio de 2009

O que faz com que um funcionário deixe de fazer o que lhe é proposto?



Tentando responder essa pergunta, o site about.com lançou uma pesquisa na internet e já obteve mais de 2000 respostas. As principais são:
-eles não têm clareza em relação aos objetivos gerais (36%),
-eles estão desanimados e são indiferentes ao próprio trabalho (21%),
-eles simplesmente não ligam (11%),
-eles discordam da abordagem dos superiores (9%),
-eles acreditam que são capazes de fazer de um jeito melhor (8%),
-eles não têm certeza sobre o que o gerente quer que eles façam (7%)
-eles acreditam estarem fazendo aquilo que o superior pediu (4%).

O consultor e escritor Ferdinand Fournies já dizia em 91, quando lançou o livro “Por que os funcionários nunca fazem exatamente o que se espera deles?” que essa falha é mais gerencial do que do funcionário. No livro, ele lista algumas dicas sobre como motivar e fazer com que o colaborador perceba sua utilidade na empresa, motivando-o a crescer e fazendo com que se sinta mais útil.

Nas suas críticas sobre gestão ele diz que é preciso estabelecer objetivos para o departamento já que nem sempre o contratado pode ouvir o que você pensa, por isso deixar claro as metas da empresa, envolver esse empregado em um espírito de determinação coletiva e compartilhar os resultados mostrando o quanto ele faz parte deles, pode fazer toda a diferença. Ainda diz que o sistema de gestão de pessoas deve ser apoiado com feedbacks e planejamento.

Stephen Covey autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, fala em seus treinamentos, que o maior desafio das empresas é comunicar de forma clara e eficiente os objetivos e metas da empresa. Segundo pesquisa da Franklin Covey uma empresa deve ter até 3 Metas Crucialmente Importantes(MCI´s) ampla mente divulgada e focada por todos na empresa, é claro que você precisa traduzir a meta em ações específicas dentro de cada area para garantir o atingimento das MCI´s.

E você, o que pensa sobre esse assunto? Concorda com as respostas obtidas pelo about.com?
Fonte:www.indica.com.br/blog

Nenhum comentário: