terça-feira, 14 de abril de 2009

Porque as decisões sobre pessoas são tão importantes


O texto abaixo de Claudio Fernández-Aráoz traz 10 recomendações do que você pode fazer para ter as pessoas certas na sua equipe. vale a pena a leitura:


Tomar grandes decisões sobre pessoas é de importância crucial para nosso sucesso profissional, pois quando nos tornamos gerentes, tudo o que fazemos depende das pessoas que escolhemos: nossos resultados, nosso desempenho, nossos riscos, nossas chances de promoção. Como Jeff Bezos disse recentemente, as questões cruciais ao longo de nossa carreira variam com o tempo: no começo, tratam do modo como realizamos nosso trabalho; à medida que progredimos, envolvem qual deve ser o nosso negócio; e num estágio avançado de nossa carreira como gerente ou executivo, passam a se referir quase exclusivamente a quem – quem são as pessoas que nos ajudarão a identificar o nosso negócio e a gerenciá-lo com sucesso?

Como demonstrou Jim Collins, tomar grandes decisões sobre pessoas é condição fundamental para construir grandeza duradoura. E as melhores pesquisas confirmam que tais decisões são o mais importante fator controlável com impacto mensurável sobre o valor de uma organização.Embora as coisas sempre tenham sido assim, escolher as pessoas certas tornou-se ainda mais crucial ultimamente, por dois motivos. Primeiro: hoje 70% do valor de uma organização consiste em ativos intangíveis – ou seja, predominantemente pessoas. Segundo: num cenário cada vez mais turbulento, as habilidades necessárias podem mudar drasticamente, ao mesmo tempo em que a frequência e urgência de decisões críticas aumentam de maneira perceptível.Contudo, há algumas boas notícias: cenários turbulentos constituem uma oportunidade única de investir no talento certo. Num contexto conturbado, talentos excepcionais podem se tornar disponíveis; além disso, os níveis de remuneração tendam a baixar. Quando o impacto de profissionais talentosos é maior do que nunca, e os custos tendem a diminuir, gerentes e organizações inteligentes poderão obter o máximo retorno possível do talento investido.


Por que elas são tão difíceis


Passamos anos estudando finanças, contabilidade, marketing, operações e até mesmo estratégia. Mas quanto tempo dedicamos a adquirir habilidades práticas para tomar grandes decisões sobre pessoas? Via de regra, tempo nenhum. Nosso sistema educacional tem esse espantoso ponto cego, a despeito do fato de que, nas palavras de Jack Welch, “não há nada mais difícil do que contratar grandes pessoas”.
O que fazerA fim de contribuir para a tomada de grandes decisões sobre pessoas no cenário turbulento atual, gostaria de oferecer dez recomendações específicas:


1. Conscientize-se da necessidade de agir: lembre-se que, em épocas turbulentas, geralmente há poucas balas para matar o tigre faminto.

2. Considere o valor que está em jogo: quando Timothy Geithner foi nomeado o novo Secretário do Tesouro, o valor das ações norte-americanas aumentou US$ 1 trilhão. Grandes nomeações para cargos de cúpula são a principal fonte controlável de valor em qualquer tipo ou tamanho de organização.

3. Supere as barreiras emocionais: é difícil contratar quando se está despedindo. Mas permanecer vivo e recuperar-se da crise podem tornar isso imperativo.

4. Seja proativo: 90% das organizações fazem corpo mole quanto se trata de eliminar incompetentes da cúpula. Você consegue imaginar um time de futebol que não elimine 90% de seus piores jogadores?

5. Fique atento ao lado humano: embora possuir experiência relevante seja fundamental quando não se tem muito tempo para aprender, cenários turbulentos também exigem, em alto grau, competências ligadas à inteligência emocional.

6. Lance uma rede ampla: a despeito da urgência, nunca deixe de considerar uma ampla gama de candidatos, de dentro e de fora da empresa. Isso estabelecerá um parâmetro mais elevado para as suas grandes decisões sobre pessoas.

7. Avalie com disciplina: não deixe de envolver um número restrito de assessores de alto calibre, de conduzir entrevistas bem estruturadas e de conferir as indicações. O processo e os participantes são fundamentais.

8. Tenha a coragem de bater o martelo: não é fácil remunerar bem seletivamente quando se está cortando custos. Mas se você fez a sua lição de casa, poucos investimentos oferecerão retorno maior.

9. Facilite a integração: a maioria das empresas lança seus novos gerentes ao mar para que se afoguem ou aprendam a nadar. Como resultado, a maioria acaba se afogando. Uma integração bem planejada aumenta drasticamente as chances de sucesso.

10. Aprimore suas habilidades: a despeito da importância crítica das decisões sobre pessoas para o sucesso profissional e o valor da empresa, a maioria de nós não aprendeu como dominá-las. A boa notícia é que tomar grandes decisões sobre pessoas não é um mistério, nem uma arte, nem o resultado de uma intuição excepcional. É uma tarefa e uma disciplina que pode ser aprendida e deve ser aprendida para que você tenha sucesso.


Fonte: Site HSM Texto Como Tomar Grandes Decisões sobre Pessoas no Cenário Turbulento Atual de Claudio Fernández-Aráoz é palestrante da ExpoManagement Brasil e do Fórum de Alta Performance na Espanha e Portugal. Foi eleito pela BusinessWeek como um dos headhunters mais influentes do mundo e é autor do aclamado livro Great people decisions, enfaticamente endossado por Jack Welch e Jim Collins.

Um comentário:

Roberto Ambrosio disse...

Oi Paola
Bonito blog, bem feito, bons temas e excelentes textos. Nesse em particular acho que o ítem 5 vai pegar. Numa época como essa as pessoas notam o quanto estavam distantes mas onde encontrar a confiança para se aproximar agora que as demissões batem à porta?
Complicado, bom pra pensar.
Bj
Roberto