terça-feira, 7 de abril de 2009

Visão Sistêmica das pessoas nas organizações


Semana passada tive a oportunidade de participar de um Workshop com Bert Hellinger, nascido em 1925, estudou filosofia, teologia e pedagogia. Sua formação religiosa levou-o depois a ingressar em uma ordem religiosa católica. Mais tarde trabalhou como missionário na África do Sul. No início dos anos 70 deixou a ordem religiosa católica dedicando-se então à psicoterapia.

Freqüentemente os participantes de seus workshops partem com uma profunda compreensão de si mesmos, o poder do amor e as forças que governam os relacionamentos humanos.
Bert Hellinger vive hoje com sua esposa na Alemanha, no sudeste da Baviera, perto da fronteira austríaca.

Neste workshop ele trabalhou a Visão Sistêmica dos relacionamentos dentro das empresas. Eu tenho percebido o quanto as pessoas estão preocupadas com a Visão Sistêmica da estratégia do negócio, dos fluxos de processo e procedimentos, mas tem esquecido de analisar sistêmicamente as relações entre as pessoas da empresa e ao meu ver a metodologia desenvolvida por Bert Hellinger para visualizar e entender essa dinâmica é um bom caminho e uma alternativa fundamental para completar a Visão Sistêmica de uma empresa.

Agora entendo porque algumas empresas com estratégias bem elaboradas e excelente controle de seus processos fracassam ou não crescem como deveriam, isso é reflexo de emaranhados nas relações das pessoas envolvidas com a empresa.

No final do Workshop Bert falou da importância de se valorizar os empreendedores e o importante papel exercido por eles numa sociedade. Ele mencionou que os sindicatos (que tem grande força política na Alemnha) precisam mudar sua postura em relação aos empreendedores e perceber que não são uns contra os outros e sim trabalhar em conjunto para o desenvolvimento econômico da sociedade. Eu concordo plenamente com ele e acredito que é nosso papel como empreendedor mostrar isso para os sindicatos. Faço um convite para que você inclua na sua Visão Sistêmica as relações entre as pessoas da empresa e se quiser pode pesquisar a metodologia de Bert Hellinger conhecida como Constelação Organizacional.

Nenhum comentário: