quarta-feira, 27 de agosto de 2008

HSM escreve sobre geração Y

Gosto de visitar outros Blogs na busca de inspiração para meus posts e acabo de encontrar que por coinscidência na mesma época que escrevi sobre a geração Y o Blog da HSM também abordou o mesmo tema trazendo algumas características dessa geração, segue abaixo para seu conhecimento:

"Eu sou da geração X, então possivelmente não entendo muito a geração Y. Mas estamos dando um estudo do Iese (espanhol) na edição setembro-outubro de HSM Management para tentar explicar como é essa geração Y, de nascidos nos anos 80 e 90 que estão ampliando seu espaço no mercado de trabalho agora, e como se faz para motivá-la, retê-la, gerenciá-la. Queria adiantar aqui duas observações do estudo:
Pessoas Y não aprenderam a desfrutar um livro, porque acham que podem obter a mesma informação em minutos, com um clique. Por isso, constituem uma geração de resultados, não de processos. E uma geração do curto prazo, já que cresceram vendo as novidades morrerem em pouco tempo. Alguns especialistas afirmam que essa geração desenvolveu mais o hemisfério direito do cérebro por causa dos estímulos da internet e dos videogames (atividades como a leitura exigem o uso do esquerdo).
Não adianta oferecer a esse pessoal desafios do tipo “Aqui você vai aprender muito, terá a oportunidade de conhecer diversos departamentos, poderá viajar…”. É um mau começo. A resposta óbvia de um Y será: “Olhe, diga o que eu tenho de fazer (objetivo) e não queira saber como vou fazer (o procedimento é coisa minha e não agrega valor); respeite minha vida (o que não tem a ver com trabalho: vida são gostos, amigos, estar sempre atualizado etc.) e me informe quanto vou ganhar”. E é bem possível que o chefe da geração X fique sem argumentos (ou irritado) diante de tal resposta. (Não sei se a resposta vem com biquinho como no avatar que ilustra este post; escolhi o avatar só porque é bonitinho, sem outras intenções, ok?)

Fonte: por Adriana Salles em 20 de Agosto de 2008 às 4:10 pm no blog da HSM"

2 comentários:

Deco disse...

Muito pejorativo.
Já li muitos livros e artigos sobre a Geração Y, mas a geração ser acusada de não ler livros...não consigo concordar.

Paola Tucunduva disse...

Deco
Fico feliz com seu comentário, pois nesse quesito prefiro estar equivocada e saber que a geração Y esteja lendo.
Talvez a muitos jovens tenham uma forma diferente de leitura que para nós das gerações anteriores tem dificuldade de reconhecer.
O melhor é contar com sua participação.
Abs
Paola