sábado, 26 de julho de 2008

Empreendedor e Liderança

Eu encontrei este texto no site da HSM, que traz uma reflexão interessante sobre o líder empreendedor e se o fator mais importante é sua personalidade ou seu desenvolvimento das habilidades e competências. Eu acredito no desenvolvimento como um fator que faz muita diferença para o sucesso do empreendedor, o Empretec usa uma metodologia eficaz para ensinar
os comportamentos do empreendedor de sucesso segundo a pesquisa do Dr. David McCleland.
Se você quiser conhecer melhor esta metodologia pode assistir gratuitamente a palestra de apresentação que farei no Sebrae da R. Vergueiro 1.117 no dia 11/08 às 19hs, basta ligar para 0800 570-0800 e se inscrever.

"...Estudos e pesquisas sobre o comportamento e a personalidade do líder empreendedor fundamentam-se na idéia de que o sucesso está relacionado a esse comportamento. Entretanto, as pesquisas relacionadas às características de personalidade dos líderes empreendedores bem-sucedidos são alvos de muitas críticas. Os estudiosos partem do princípio que os traços de personalidade são definitivos, sem levar em consideração as habilidades e competências desenvolvidas ao longo de sua trajetória profissional. Ao invés de focar nos atributos de personalidade, é preciso analisar as habilidades e competências necessárias para o sucesso do empreendedor, que podem ser desenvolvidas e adquiridas na formação universitária e ao longo da carreira dos novos líderes empreendedores.


Qual é o perfil ideal do líder empresarial? Um líder é líder em qualquer espaço de atuação, sempre? Líderes nascem prontos ou podem ser desenvolvidos? Como se forma um líder? Todos podem ser líderes, sempre? Eu também posso ser líder?


As respostas a estas perguntas vêm motivando pesquisadores há muitos anos. O primeiro enfoque dado pelos pesquisadores é voltado para análise das características, atributos e qualificações da figura do líder, ou seja, da pessoa e suas relações com sua equipe e com a empresa. Outro enfoque dado pelos pesquisadores refere-se aos resultados alcançados em sua gestão, em que a liderança é tomada como sinônimo de autoridade: Líder é o chefe.


Independentemente do enfoque dado e das diferentes respostas às perguntas acima, todos nós temos uma imagem internalizada do que é liderança. Esta imagem serve de referência para nossa autocrítica, para crítica que tecemos de nossos colegas de trabalho, dos nossos subordinados e, especialmente, dos nossos chefes. Nossas percepções e julgamentos profissionais são diretamente afetados pela nossa imagem interior de líder.


Assim, o aprofundamento do conhecimento sobre liderança empresarial é uma forma fascinante de compreender fatores importantes que impactam as decisões estratégicas que acontecem no campo social das empresas, como padrões de conflito e disputa de poder, e como essas decisões afetam o desempenho corporativo. Talvez não exista um perfil padrão de liderança empresarial.


Talvez não seja possível ser líder sempre ou em qualquer empresa. Mas podemos desenvolver habilidades e competências que potencializam o desempenho e aumentam as chances de capacitar verdadeiros líderes. E a empresa, por outro lado, deve estimular este desenvolvimento. O exercício da liderança melhora a relação entre pessoas na empresa, construindo assim um melhor clima organizacional, aumentando o valor em capital humano, e melhorando muito suas chances de sucesso.


Fonte: Texto de Cláudio Carvajal e Ubiratan Bueno para o site HSM"

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