quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dicas de vendas de um vendedor de queijo na praia


A mais de 5 anos nós frequentamos a Praia do Forte e já conhecemos bem os vendedores da praia, inclusive já elegemos nossos preferidos a Michele com as cadeiras e os refrigerantes sempre geladinhos no Lord, local da praia que tem uma deliciosa piscina natural, o João com os deliciosos picolés Capelinha e o Geraldo com o queijo coalho.
Ontem tive uma experiência interessante, paramos num outro ponto da praia e o Geraldo estava demorando a passar por lá, como eu estava com vontade de comer um quejinho bem derretido vi o Pedro, um concorrente do Geraldo, e pedi 1 queijo. Enquanto esperava ele assar o queijo puxei conversa e ele me disse que o dia não estava muito bom, pois estava vendendo muito pouco. Logo terminou de assar me entregou o queijo e seguiu sua caminhada.

Mais tarde o Geraldo apareceu e as crianças logo correram para pedir queijo, eu reparei que sua caixa já estava quase vazia e comentei que o Pedro havia reclamado das vendas, mas que ele parecia que havia vendido bem. Ele me disse "Já falei para o Pedro que ele precisa sorrir mais, o cliente pecebe se o vendedor está sorrindo e com um olhar simpático e se sente melhor para comprar com ele. O Pedro está sempre com cara fechada e isso muitas vezes afasta o cliente." Em treinamentos de vendas sempre falamos isso, mas o Geraldo nunca fez um treinamentos de vendas! Eu admiro o bom vendedor que pratica diariamente aquelas técnicas de vendas que tentamos ensinar em sala de aula, mas de uma forma tão natural que parece que já nasceu com eles.

Que tal uma aula de vendas na Praia do Forte - Bahia com aquele calorzinho e um maravilhoso visual? Se alguém se habilitar é só me falar que organizo tudo!!!

Nenhum comentário: