quarta-feira, 24 de junho de 2009

New Orleans e a Diversidade

Acabo de passar alguns dias deliciosos em New Orleans a cidade menos americana das cidades norte americanas que mistura como nenhuma outra os prazeres da boa música, excelente comida, muita bebida e muita alegria.
New Orleans é uma cidade cheia de contradições onde convivem a decadência e a elegância, o conservadorismo sulista a libertinagem expressa, a extroversão e o ritmo sonolento,é difícil imaginar como uma cidade impulsiva e sedutora pode ter uma culinária tão apetitosa, tem um circuito gastronômico dos mais notáveis dos Estados Unidos. A qualquer hora do dia o da noite você respira a boa música no ar, do blues, jazz rock sempre ao vivo. A fartura dos prazeres se comprime nos quarteirões do "French Quarter", o centro intensamente turístico. Basta andar pela Bourbon Street e você verá pessoas do mundo todo caminhando e bebendo muito, formando assim mais uma grande mistura de jovens e velhos,artistas e executivos engravatados, brancos, negros, amarelos, homosexuais, bisexuais, hetero sexuais, transexuais que convivem harmoniosamente bem. Assistir a tudo isso me fez refletir o quanto um ambiente como este que no passado foi palco de um racismo violento e hoje pode ser um exemplo da diversidade, é claro que a harmonia não é perfeita ainda vemos cenas de racismo, mas com tanta diversidade coexistindo é muito pequena.
Eu diria que passar alguns dias aqui é uma grande lição para nossas empresas que tem vivido um grande desafio para trabalhar a riqueza da diversidade, que por um lado pode formar um sistema mais rico e inteligente e por outro pode ser palco de muitas divergências e preconceitos.

Nenhum comentário: